Git
Português (Brasil) ▾ Topics ▾ Latest version ▾ git-interpret-trailers last updated in 2.46.0

NOME

git-interpret-trailers - Adiciona ou analisa informação estruturada em mensagens de commit

RESUMO

git interpret-trailers [<opções>] [(--trailer <token>[(=|:)<valor>])…​] [<arquivo>…​]
git interpret-trailers [<opções>] [--parse] [<arquivo>…​]

DESCRIÇÃO

Ajuda a analisar ou adicionar linhas com caracteres de resposta que se pareçam com os cabeçalhos de e-mail segundo a norma RFC 822 no final ou na parte livre de uma mensagem de commit.

Este comando lê alguns patches ou faz o commit das mensagens dos argumentos <arquivo> ou da entrada padrão se nenhum <arquivo> seja definido. Caso --parse seja definido a saída consistirá nos caracteres de resposta analisados.

Caso contrário, este comando aplica os argumentos passados utilizando a opção --trailer, caso exista, à parte da mensagem de commit de cada arquivo de entrada. O resultado é emitido na saída padrão.

Algumas variáveis de configuração controlam a maneira como os argumentos do --trailer são aplicados a cada mensagem de commit e a maneira como qualquer trailer existente na mensagem de commit é alterado. Eles também possibilitam adicionar automaticamente alguns trailers.

É predefinido que, usando um argumento <token>=<valor> ou <token>:<valor> utilizando a opção --trailer será anexado após os caracteres de resposta existentes caso o último tenha um par (<token>, <valor>), (ou caso não exista nenhum caractere de resposta). As partes <token> e <valor> serão aparados para remover os espaços iniciais e finais, o que sobrar aparecerá na mensagem da seguinte maneira:

token: valor

Significa que o <token> e o <valor> ajustado será separado por um ': ' (dois pontos seguido por um espaço).

É predefinido que o novo caractere de resposta aparecerá no final de todos os caracteres de resposta já existentes. Caso não exista, o novo caractere de resposta aparecerá na saída após a parte da mensagem do commit, caso não haja uma linha com apenas espaços no final da parte da mensagem do commit, uma linha em branco será adicionada antes do novo caractere de resposta.

Os caracteres de resposta já existentes são extraídos da mensagem da entrada ao procurar um grupo de uma ou mais linhas onde (i) tenha todos os caracteres de resposta ou (ii) contenha pelo menos um caractere de resposta gerado através do Git ou configurado pelo usuário que consista em pelo menos 25% dos caracteres de resposta. O grupo deve ser precedido por uma ou mais linhas vazias (ou somente com espaço). O grupo deve estar no final da mensagem ou ser as últimas linhas que não sejam espaços antes de uma linha que começa com --- (seguida por um espaço ou o quebra da linha). Estes três sinais de menos (-) iniciam a parte do patch da mensagem. Consulte também a opção --no-divider abaixo.

Ao ler os caracteres de resposta, podem haver espaços após o token, o separador e o valor. Também pode haver espaços no token e no valor. O valor pode ser dividido em várias linhas, com cada linha subsequente começando com um espaço, como a descrição "folding" (dobra) na norma RFC 822.

Observe que caracteres de resposta não seguem e não se destinam a seguir muitas regras para os cabeçalhos da norma RFC 822. Por exemplo, eles não seguem as normas de codificação e muito provavelmente não sigam quaisquer outras.

OPÇÕES

--in-place

Edite os arquivos no local.

--trim-empty

Caso o <valor> da parte de qualquer caractere de resposta contenha apenas espaços, o caractere de resposta inteiro será removido da mensagem resultante. Isso se aplica os caracteres de resposta já existentes, bem como aos novos caractere de resposta.

--trailer <token>[(=|:)<valor>]

Defina um par (<token>, <valor>) que deve ser aplicado como um caractere de resposta nas mensagens de entrada. Consulte a descrição deste comando.

--where <arranjo>
--no-where

Especifique onde todos os novos caracteres de resposta serão adicionados. Uma configuração utilizada com --where substitui todas as variáveis de configuração e se aplica a todas as opções --trailer até a próxima ocorrência de --where ou --no-where. Os valores válidos são after, before, end or start.

--if-exists <ação>
--no-if-exists

Defina qual ação será executada quando já houver pelo menos um caractere de resposta com o mesmo <token> na mensagem. Uma configuração utilizada com --if-exists substitui todas as variáveis de configuração e se aplica a todas as opções --trailer até a próxima ocorrência do --if-exists ou --no-if-exists. As possíveis ações são addIfDifferent, addIfDifferentNeighbor, add, replace e doNothing.

--if-missing <ação>
--no-if-missing

Especifique qual ação será executada quando não houver outro caractere de resposta com o mesmo <token> na mensagem. Uma configuração utilizada com o comando --if-missing substitui todas as variáveis de configuração e se aplica a todas as opções --trailer até a próxima ocorrência de --if-missing ou --no-if-missing. As possíveis ações são doNothing ou add.

--only-trailers

Exibe apenas os caracteres de resposta e não quaisquer outras partes da entrada.

--only-input

Exibe apenas os caracteres de resposta que existam na entrada; não adicione qualquer outra linha de comando ou siga as regras trailer.* já configuradas.

--unfold

Remova qualquer continuação de espaço nos caracteres de resposta para que cada caractere apareça em uma linha por si só, com o seu conteúdo completo.

--parse

É um atalho conveniente para os comandos --only-trailers --only-input --unfold.

--no-divider

Não trate --- como o final da mensagem de commit. Utilize isso quando souber que a sua entrada tenha apenas a própria mensagem do commit (e não um e-mail ou a saída do git format-patch).

VARIÁVEIS DE CONFIGURAÇÃO

trailer.separators

Esta opção informa quais os caracteres são reconhecidos como separadores dos caracteres de resposta. É predefinido que apenas o : seja reconhecido como um, a menos que = seja sempre aceito na linha de comando por questões de compatibilidade com os outros comandos git.

O primeiro caractere informado por esta opção será o caractere predefinido que será utilizado quando um outro separador não seja utilizado na configuração deste caractere de resposta.

Como por exemplo, caso o valor desta opção seja "%=$", apenas as linhas que usam o formato <token><sep><valor> com <sep> contendo %, = ou $ e os espaços, serão considerados caracteres de resposta. É predefinido que o sinal % será utilizado como um separador; portanto, os caracteres de resposta aparecerão como: <token>% <valor> (um sinal de porcentagem e um espaço aparecerão entre token e o valor).

trailer.where

Esta opção informa onde um novo caractere de resposta será adicionado.

Pode ser end (pré definido),` start`, after ou` before`.

Caso seja end, então cada novo caractere de resposta aparecerá no final dos caracteres de resposta já existentes.

Caso seja start, cada novo caractere de resposta aparecerá no início, e não no final, dos caracteres de resposta já existentes.

Caso seja after , cada novo caractere de resposta aparecerá logo após o último caractere de resposta com o mesmo <token>.

Caso seja before, então cada novo caractere de resposta aparecerá logo no começo do primeiro caractere de resposta com o mesmo <token>.

trailer.ifexists

Essa opção permite escolher qual ação será executada quando já houver pelo menos um caractere de resposta com o mesmo <token> na mensagem.

Os valores válidos para esta opção são: addIfDifferentNeighbor (predefinido), addIfDifferent, add, replace ou doNothing.

Com addIfDifferentNeighbor, um novo caractere de resposta será adicionado apenas caso nenhum com o mesmo par (<token>,<valor>) esteja acima ou abaixo da linha onde o novo caractere de resposta será adicionado.

Com addIfDifferent, um novo caractere de resposta será adicionado apenas caso nenhum com o mesmo par (<token>,<valor>) já esteja na mensagem.

Com add, um novo caractere de resposta será adicionado mesmo que alguns com o mesmo par (<token>,<valor>) já estejam na mensagem.

Com replace, um caractere de resposta existente com a mesmo <token> será excluído e um novo será adicionado. O caractere de resposta excluído será o mais próximo (com o mesmo <token>) do local onde o novo será adicionado.

Com doNothing, nada será feito; isso é, nenhum novo caractere de resposta será adicionado caso já haja um com o mesmo <token> na mensagem.

trailer.ifmissing

Esta opção possibilita escolher qual ação será executada quando ainda não houver nenhum "caractere de resposta" com o mesmo <token> na mensagem.

Os valores válidos para esta opção são: add (o valor predefinido) e doNothing.

Com add, um novo caractere de resposta será adicionado.

Com doNothing, nada será feito.

trailer.<token>.key

Esta key será utilizada em vez do <token> no caractere de resposta. No final desta chave, um separador pode aparecer e em seguida, alguns caracteres de espaço. É predefinido que o único separador válido seja :, mas isso pode ser alterado utilizando a variável de configuração trailer.separators.

Caso haja um separador, a chave será utilizada no lugar do <token> e do separador predefinido ao adicionar o caractere de resposta.

trailer.<token>.where

Esta opção utiliza os mesmos valores da variável de configuração trailer.where e substitui o que for especificado por essa opção para os caracteres de resposta com o <token> determinado.

trailer.<token>.ifexists

Essa opção utiliza os mesmos valores que a variável de configuração trailer.ifexists e substitui o que for definido por esta opção para os caracteres de resposta com o <token> informado.

trailer.<token>.ifmissing

Esta opção utiliza os mesmos valores que a variável de configuração trailer.ifmissing e substitui o que for definido por esta opção para os caracteres de resposta com o <token> informado.

trailer.<token>.command

Esta opção pode ser utilizada para definir um comando shell que será chamado para adicionar ou modificar automaticamente um caractere de resposta com o <token> definido.

Quando esta opção é utilizada, o comportamento é como se um argumento especial <token>=<valor> fosse adicionado no início da linha de comando, onde <valor> é considerado a saída padrão do comando utilizado, removendo quaisquer espaços no começo e no fim.

Caso o comando tiver um texto $ARG, ela será substituída pela parte <valor> do caractere de resposta já existente com o mesmo <token>, se houver, antes da execução do comando.

Caso alguns dos argumentos <token>=<valor> também forem passados na linha de comando, quando um trailer.<token>.command estiver configurado, o comando também será executado para cada um destes argumentos. A parte <valor> destes argumentos, caso haja, será utilizada para substituir a string $ARG no comando.

EXEMPLOS

  • Configure um caractere de resposta sign com uma chave Assinada por (Signed-off-by) e adicione dois destes caracteres de resposta em uma mensagem:

    $ git config trailer.sign.key "Assinado-por"
    $ cat msg.txt
    subject
    
    message
    $ cat msg.txt | git interpret-trailers --trailer 'sign: Alice <alice@example.com>' --trailer 'sign: Bob <bob@example.com>'
    subject
    
    mensagem
    
    Assinado-por: Alice <alice@example.com>
    Assinado-por: Bob <bob@example.com>
  • Utilize a opção - in-place para editar um arquivo da mensagem no local:

    $ cat msg.txt
    subject
    
    mensagem
    
    Assinado-por: Bob <bob@example.com>
    $ git interpret-trailers --trailer 'Acked-by: Alice <alice@example.com>' --in-place msg.txt
    $ cat msg.txt
    subject
    
    mensagem
    
    Assinado-por: Bob <bob@example.com>
    Reconhecido-por: Alice <alice@example.com>
  • Extraia o último commit como um patch e adicione um caractere de resposta Cc com um Revisado por a ele:

    $ git format-patch -1
    0001-foo.patch
    $ git interpret-trailers --trailer 'Cc: Alice <alice@example.com>' --trailer 'Reviewed-by: Bob <bob@example.com>' 0001-foo.patch >0001-bar.patch
  • Configure um caractere de resposta sign com um comando para adicionar automaticamente um Assinado-por: com as informações do autor apenas se ainda não houver um Assinado-por: e exiba como ele funciona:

    $ git config trailer.sign.key "Assinado-por: "
    $ git config trailer.sign.ifmissing add
    $ git config trailer.sign.ifexists doNothing
    $ git config trailer.sign.command 'echo "$(git config user.name) <$(git config user.email)>"'
    $ git interpret-trailers <<EOF
    > EOF
    
    Assinado-por: Bob <bob@example.com>
    $ git interpret-trailers <<EOF
    > Signed-off-by: Alice <alice@example.com>
    > EOF
    
    Assinado-por: Alice <alice@example.com>
  • Configure um caracteres de resposta fix com uma chave que contenha um #, sem espaço após este caractere e mostre como ele funciona:

    $ git config trailer.separators ":#"
    $ git config trailer.fix.key "Fix #"
    $ echo "subject" | git interpret-trailers --trailer fix=42
    subject
    
    Fix #42
  • Configure um caractere de resposta see com um comando para exibir o assunto de um commit relacionado e exibir como ele funciona:

    $ git config trailer.see.key "See-also: "
    $ git config trailer.see.ifExists "replace"
    $ git config trailer.see.ifMissing "doNothing"
    $ git config trailer.see.command "git log -1 --oneline --format=\"%h (%s)\" --abbrev-commit --abbrev=14 \$ARG"
    $ git interpret-trailers <<EOF
    > subject
    >
    > message
    >
    > see: HEAD~2
    > EOF
    subject
    
    mensagem
    
    See-also: fe3187489d69c4 (assunto do commit relacionado)
  • Configure um modelo do commit com alguns caracteres de resposta com valores vazios (utilizando o comando sed para exibir e manter os espaços finais no final dos caracteres de resposta) e configure um gancho commit-msg que utilize o comando git interpret-trailers para remover os caracteres de resposta com os valores vazios e para adicionar um git-version:

    $ sed -e 's/ Z$/ /' >commit_template.txt <<EOF
    > ***assunto***
    >
    > ***mensagem***
    >
    > Fixes: Z
    > Cc: Z
    > Revisado-por: Z
    > Assinado-por: Z
    > EOF
    $ git config commit.template commit_template.txt
    $ cat >.git/hooks/commit-msg <<EOF
    > #!/bin/sh
    > git interpret-trailers --trim-empty --trailer "git-version: \$(git describe)" "\$1" > "\$1.new"
    > mv "\$1.new" "\$1"
    > EOF
    $ chmod +x .git/hooks/commit-msg

GIT

Parte do conjunto git[1]

scroll-to-top